img_curioso
X

ATENÇÃO!!!

arvore livros_1   Coleção Técnica Interativa - CPS


.: HISTÓRIA DA ESCOLA :.

História da Nossa Escola


A Escola Técnica Estadual Prof. Francisco dos Santos, criada pelo Lei Estadual nº 7.887 de 1963, iniciou suas atividades em 24/04/1963 com o curso de iniciação agrícola, recebeu a denominação acima citada em homenagem ao Sr. Francisco dos Santos, que foi Vereador e primeiro diretor desta U.E..Em 1963 foram feitos apenas exames de seleção tendo como diretor Dr. Cláudio Marino Cândia, mas não havia lei criando-a oficialmente. Em Março de 1964 iniciaram-se as aulas com alunos aprovados em 1963 estando como Diretor o Prof. Alaur da Matta, a Escola passou a se chamar Colégio Técnico Agrícola Estadual. O colégio funcionou desde 1974 com capacidade provisória de 200 alunos internos, sendo de 540 sua lotação quando concluídas as obras. Em 1975 passa a denominar-se Escola Estadual de 2º grau “Professor Francisco dos Santos”. Em 1994 as escolas técnicas agrícolas são transferidas para o Centro Paula Souza, que contam as Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) e faculdades de Tecnologia (FATEC).O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI),a trajetória do Centro Paula Souza vai além de seus 45 anos de fundação. Sua memória mistura-se com a história centenária do ensino profissional público em São Paulo. Em 1969, o órgão nasceu com a missão de organizar os primeiros cursos superiores de tecnologia, mas no decorrer das décadas, acabou englobando também a educação profissional do estado em nível médio, absorvendo unidades já existentes e construindo novas Etecs e Fatecs para expandir o ensino profissional a todas as regiões do Estado,sendo a maior Rede de Educação Profissional Pública da América Latina. O Centro Paula Souza administra 219 Escolas Técnicas (Etecs) e 66 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais -- em funcionamento -- em mais de 300 municípios paulista, reunindo mais de 283 mil alunos. As Etecs atendem 208 mil estudantes, aproximadamente nos Ensinos Médio,Técnico e Técnico integrado ao Médio com 137 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações na modalidade semipresencial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Já nas Fatecs, mais de 75 mil alunos estão matriculados em 72 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

A Escola atualmente oferece cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Ambiente, Saúde e Segurança e Recursos Naturais, oferecendo cursos Técnico em Administração, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Agronegócio. Atendendo aproximadamente Quatrocentos e vinte um ( 421) alunos do município e cidades circunvizinhas (Santa Rosa de Viterbo, Luiz Antônio, Serra Azul, Cravinhos, Guatapará, Cajuru, Rincão, Dumont, Ribeirão Preto, Tambaú, Pradópolis, Sertãozinho, Pontal, Barrinha e Cássia dos Coqueiros).

O Transporte escolar dos alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (período integral diurno) é oferecido pelas Prefeituras Municipais da região, através de ônibus das prefeituras que trazem e levam os alunos diariamente. Os alunos das fazendas e assentamentos são transportados por Vans Escolares. O Transporte dos alunos dos cursos Técnicos noturnos é feito através de ônibus das Prefeituras Municipais da região e por ônibus da Prefeitura de São Simão, assim como por vans contratadas pelas Prefeituras.

Relação de Diretores da ETEC “Prof. Francisco dos Santos” (057)

  • Dr. Cláudio Marino Cândia (1962-1963).
  • Prof. Alaur da Mata (1964).
  • Prof.ª Arlete Rodrigues (julho a agosto 1965).
  • Prof. Francisco dos Santos (setembro 1965 a junho 1970).
  • Dr. Wilson de Andrade Santos (agosto 1970 a junho 1974).
  • Prof. Antonio Penha Netto (junho 1974 a fevereiro 1976).
  • Prof. Alaur da Mata (1976 a 1977).
  • Prof. Luiz Carlos da Mata (outubro 1977 a junho 1978).
  • Prof. Joaristavo Dantas de Oliveira (1978 a 1982).
  • Prof. Francisco Eloy Paccioli (1983 a 1987).
  • Prof. Elidio
  • Profª Maria Luiza Garcia Duarte Cintra (1988 a 1995).
  • Prof. Sergio Myahara (26 fevereiro1996 a 25 fevereiro 1998).
  • Prof. Francisco José Conti de Andrade (1998 a 2004).
  • Profª Marta Leandro (2004 a julho 2006).
  • Prof. Fernanda Garcia Duarte Firmino (agosto 2006 a junho 2008).
  • Prof. Francisco José Conti de Andrade(15 julho 2008 a 15 julho de 2016).
  • Profª. Giulliana Panzer Sobral (16 julho de 2016 até dias atuais).

Para os alunos, a formação Técnica profissional recebida na unidade escolar está atendendo as suas necessidades e anseios para se inserirem no concorrido mercado de trabalho ou aprimorar suas aptidões nas atividades em que atuam. Em relação aos servidores, a ETEC fornece emprego gerando estabilidade profissional dando segurança no âmbito familiar.Com respeito à família dos educandos a escola preenche todas as expectativas em grande parte delas pela ação educativa, mediante a geração de novas perspectivas de emprego e renda, via qualificação e habilitação profissional e como fomentadora de ações sociais dentro da comunidade. A comunidade como um todo tem se beneficiado com as ações socioeducativas propiciadas pela ETEC mediante os projetos desenvolvidos nos Cursos Técnicos, tais como: Ciclos de Palestras abertas à comunidades, com Temas Sociais e Transversais (Ações de Cidadania), informações transmitidas incondicionalmente a todos; A U.E. fomenta novas oportunidades da comunidade, melhorar sua empregabilidade no mercado de trabalho. Quanto à Comunidade Externa, evidencia-se uma grande abertura dos canais de participação da comunidade externa e com expansão das interações sociais e inter-relacionamento (cooperação técnica-pedagógica) mediante, inclusive, com ações recíprocas de cooperação e ajuda voluntária nos empreendimentos da ETEC e vice versa. A ETEC está inserida nos projetos de ações solidárias junto às entidades sociais (sem fins lucrativos) oferecendo apoio, tais como: Santa Casa de Misericórdia, Asilo São Vicente de Paula, Educandário. Mantém um bom relacionamento com as demais Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da região. Como fator gerador de novas oportunidades na vida de seus integrantes a ETEC é bem vista no contexto familiar, atualmente tem vem aumentando a participação dos pais nas atividades escolares principalmente daqueles cujos filhos estão matriculados no ensino médio integrado ao curso técnico de agropecuária, inclusive com os pais se colocando à disposição para participarem das comissões, conselhos e instituições auxiliares da escola como APM, Conselho de Escola, Conselho de Residência. No outros cursos técnicos a participação da família é restrita devido à maioria dos alunos frequentadores de nossa escola serem pessoas maiores de idade, além de que a maioria são oriundos de cidades circunvizinhas, tornando mais leve o envolvimento da escola/família. As pessoas da comunidade interna e externa participam ativamente (trabalhando e dando opiniões) em ações sociais de interesse comum promovidas pela ETEC. Há uma grande receptividade e participação da comunidade em eventos promovidos pela ETEC como:

  • FEITEC (Feira Tecnológica dos Cursos Técnicos).
  • Festa Junina.
  • Apresentação do Grupo Teatral dos alunos Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio as escolas locais e regionais.
  • Projeto Escola aberta à comunidade para recepção e visitação de escolas de ensino fundamental e médio do município e região assim como grupos da Melhor Idade, Projeto Ypê formação de adolescentes do Departamento de Assistência Social da prefeitura, CERIM Centro de Readaptação e Inclusão Social de Deficientes.
  • Palestras abertas a comunidade com temas de interesse social como Juventude e Drogas, Motivação Pessoal e Profissional, Discriminação Racial e Sexual.
  • Palestra e Treinamento de Primeiros Socorros realizada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários do Município de São Simão.
  • Participação da ETEC no desfile comemorativo do Aniversário da Cidade.
  • Participação da ETEC em Feiras de Ciência e Tecnologia promovidas pelas escolas do município e região. O fluxo de informações no sentido comunidade/escola é satisfatório. A ETEC divulga seus eventos através de jornais, folders, cartazes, panfletos entregues em residências, via rádio, propaganda volante, convidando a comunidade para participar dos eventos na unidade escolar. Essa divulgação é feita a nível local e regional.